segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Primeiro Emprego!






E aíí? É ultima semana do Desafio e o tema dessa semana aborda um assunto que está bem perto da realidade da galera e que cada vez assusta mais.A grande reclamação das pessoas que estão buscando uma carreira de sucesso é por parte dos jovens a dificuldade para conseguir um primeiro emprego decente em uma boa empresa.
Os conselhos para quem está no começo de uma carreira, e que sonha com uma carreira de sucesso são varias, o network é vital, desde o tempo da escola é preciso ir montando uma rede de contatos profissionais, por que atualmente 70% das boas vagas são preenchidas por indicação direta.
Se você também sonha em ser um futuro empreendedor, é essencial fazer o Curso de Empreendedor do Sebrae. Ele ensina como montar um plano de negócios e como elaborar um planejamento financeiro, entre outras coisas.
No mercado de trabalho aparentemente temos um leque de opções, mas na realidade não é bem assim. Não estamos preparados para todas as oportunidades visíveis, não temos um perfil múltiplo nem queremos todas as vagas. Somos jovens profissionais e estudamos vários anos de nossa vida, investimos muito tempo e dinheiro em nossa formação, e não queremos desperdiçar todo esse esforço. É aí que surge as categorias das oportunidades, temos oportunidades para iniciantes, e profissionais experientes, todos em diferentes áreas de atuação, setores e subsetores da economia.
Existem oportunidades para os iniciantes, jovens recém formados, sem muita experiência, mas muita energia, sem muita certeza, mas com muita vontade. Uma dessas oportunidades começa na faculdade, pois através dela estudantes iniciam um estagio na área, muitos deles com a possibilidade de efetivação, dependendo do desempenho do candidato e as condições de mercado. Se você não foi efetivado, ou então fez estágio em algum órgão do governo, onde a efetivação é inexistente, vão sobrar algumas outras opções dentro do trabalho formal: programa de trainee ou a porta de entrada mais comum nas empresas, o trabalho efetivo (a entrevista de emprego).

Uma pergunta é frequente, será que estamos prontos para enfrentar o mercado de trabalho? Prontos estamos quando nos conhecemos o suficiente para saber o que realmente se quer e onde se almeja chegar, e então fazer as escolhas certas, definir objetivos e preparar para atingí-los. Será que queremos ser: Empregado ou patrão? Finanças ou marketing? Indústria ou comércio? Seja o que for não necessariamente seja em uma indústria, essas são perguntas que muitas vezes, não se tem muita certeza das respostas. Mas é importante que se tenha maturidade para decidir qual caminho tomar e se preparar muito bem para ele.
Um dos desafios no começo da carreira é conseguir encontrar a vaga certa, mas quando encontramos, inicia um desafio ainda maior: conquistá-lá para si. Para evitar erros comuns nessa hora, que muitas vezes afastam o jovem da primeira oportunidade, apresento 5 erros comuns que você pode evitar na busca do primeiro emprego e 10 dicas para sua entrevista.São eles:

Click para aumentar.


Click para aumentar.




Esses vídeos já estão aqui no blog, mas são uma ótima dica. Click no link aí.

Entrevista de emprego.

Currículo.

Se liga!
As mudanças mais importantes que estão por vir é o que começou na década de 1990. A terceirização e a prestação de serviço autônomo, que transforma o antigo empregado de carteira assinada em uma empresa de uma pessoa só. O emprego formal vai diminuir cada vez mais no século XXI, e o novos profissionais precisam estar preparados para esta mudança.

E então?
Existe alguma "fórmula secreta" para ter sucesso ou se realizar no trabalho?
Sim, é de não colocar um objetivo alto demais. Quando alguém que está começando a carreira, decide que um dia será presidente de empresa, todas as promoções intermediárias parecerão um passo a mais. O segredo do sucesso profissional é comemorar cada vitória como se fosse a última, com muita alegria. E aí partir para o objetivo seguinte. (Max Gehringer)

link de ouro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário