segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mercado de Trabalho Saturado...



Há quem diga que não existe profissão nesse Brasil que não esteja saturada, geralmente lemos, escutamos que uma ou outra profissão é boa, está em crescimento, nas fontes oficias temos essas informações, mas na maioria das conversas e fatos que vemos no nosso dia-a-dia é mais realista e nos mostra que existem muitos candidatos para poucas vagas, vagas das quais já estão preenchidas pelo filho de alguém importante.

Esse lance de emprego é bem relativo, na maioria das áreas só os que são realmente bons se sobressaem, alguns dizem que para os profissionais bons existem empregos em qualquer área. Saiba que 80% dos empregos são conseguidos através de network (indicação), a melhor propaganda é boca a boca, se você tem boa fama vai ter emprego bom. Uma verdade tem que ser dita, dificilmente após concluir a faculdade, vai ganhar muito, você precisa sim estar em um emprego que te oferece oportunidade de evoluir e adquirir experiência.


Se você não quer correr o risco de enfrentar um mercado de trabalho saturado, você pode evitar cursos criados por uma necessidade de especialização (como moda). O correto é que a OAB defende os advogados e a CRM defende os médicos então sempre há trabalho, nesse caso a carreira na área de informática, web e web designers está saturada, pois tem muita gente no mercado, e ainda mais depois do fim da bolha da internet. Podemos nos lembrar de que os cursos do futuro estão extremamente ligados com ciência e tecnologia, esse mercado também está em crescimento, os mercados que dificilmente tem esse problema com saturação é alimentação, educação e saúde, afinal são coisas essenciais para todos. É certo também dizer que não existe uma carreira segura.

Deveria em vez de ficar reclamando de sua vida, seu trabalho, de ser pouco reconhecido, como suas férias são chatas, faça essas coisas acontecerem diferente. Mude! Só depende de você, afinal ninguém vai fazer essas coisas por você. Enquanto você está aí reclamando, alguém está passando na sua frente no mercado de trabalho, se especializando em diversas áreas para atender melhor as exigências do mercado, hoje um cara que domina diversos conhecimentos, mas que se complementam é o que vai roubar seu emprego e suas oportunidades, pois as oportunidades nunca são perdidas, se você não aproveitá-la outra pessoa ira fazê-lo.

Talento não basta para sobreviver em setores saturados de bons profissionais, é grande a frustração de estar atuando em uma área que não dispõe de bons empregos e sobra talento, e nos perguntamos: como fazer para se destacar no meio de tanta gente competente?


O que diferencia também uma pessoa da outra, em segmentos competitivos, é a vontade de trabalhar, o comprometimento com si próprio, a empresa e com o que faz. O mercado precisa de pessoas envolvidas com o trabalho, principalmente se não tem muita experiência. Outro fator importante é o comportamento que pode deixar de lado um profissional talentoso, a primeira delas é a comunicação, capacidade ligada intimamente as reações de cada situação vivida durante o dia, saber se expressar, ser educado, agradecer, e pedir "por favor", ter espírito de grupo, acrescentar idéias de melhoria à empresa, só é importante ter bom censo e não ser aquela pessoa inconveniente, que fala demais, que fala na hora errada, que são cruéis, falsas e fofoqueiras. Uma característica fundamental para ser bem sucedido em segmentos competitivos é a flexibilidade para o convívio social, é preciso saber ouvir, ter bom senso, não agir por impulso, saber se controlar e se conhecer. Ética é muito importante, ter valores e princípios, dedicação, comprometimento e sempre procurar crescimento, toda empresa quer um funcionário em que ela possa confiar que faz mais do que esperado, são indispensáveis independentemente da área de atuação.



Traduzindo!

Click no link.


Links










Nenhum comentário:

Postar um comentário