terça-feira, 13 de julho de 2010

Diversidade de cursos e instituições de ensino!


A variedade de cursos é uma coisa que nos favorece muito, hoje em dia com o surgimento de novas técnicas e tecnologia houve a necessidade de formar novos profissionais, se criou novas profissões e especificou outras, possibilitando aos estudantes se formar exatamente naquilo que se quer atuar e se formar realmente no que gosta, a expansão do ensino profissional ampliou a variedade de cursos.
Existe um plano de Expansão e Fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que ampliou além dos números das instituições de ensino, a variedade de cursos oferecidos. Já aprovado ele estimulou a criação de cursos sintonizados com as características produtivas de cada região. Por exemplo a criação de um curso superior de tecnologia em conservação e restauração de imóveis, onde são formados profissionais especializados em patrimônio, com a utilização de conceitos de história, engenharia, arquitetura e artes, que sairão da faculdade sabendo recuperar obras ou prédios.

A variedade de instituições de ensino se conjuga com a expansão de educação superior, corresponde a essa expansão. As instituições de ensino podem ser pública, privada, federais. A faculdade pública se apóia em pesquisa, ensino e extensão, a pesquisa é a responsável por ampliar o campo do conhecimento. As novas descobertas são retransmitidas através do ensino, direcionado aos universitários. Já o contato com a sociedade é através da extensão, responsável por ultrapassar as barreiras teóricas da sala de aula dando a vida prática ao que foi aprendido.
Existe uma discussão sobre qual é melhor faculdade, pública ou privada a unica coisa que as diferencia são que alunos de faculdade pública se mostram mais estudiosos e interessados, pelo fato da dificuldade de entrar nesse tipo de instituição, e valorizam essa oportunidade.
Mas na verdade quem faz a faculdade é o aluno e os curso devemos escolher conforme nossa vocação, assim teremos sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário