segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curso Superior

Já vimos que o curso técnico dá uma força na hora de escolher um curso superior, caso você queira fazer um. Estudar uma área deixa mais fácil escolher uma profissão. No momento em que milhares de jovens concluem o ensino médio, são muitos que hesitam em prosseguir os estudos e ingressar no ensino superior, são mais ainda os que não dispõem de informação para escolher o curso superior, muitos jovens tem dificuldade quando chega a hora de escolher a profissão (incluindo jovens como eu).

Existem cursos de mais perspectiva econômica do que outras, mas se você não se sente bem onde está fazendo o que faz você provavelmente não terá sucesso. A verdade é que estamos vivendo em um mundo cada vez mais baseado na ciência e na tecnologia. A hora de escolher um curso superior pode ser complicado, informação sempre é bom.

O ensino superior ou faculdade, universidade, escolas superiores ou institutos politécnicos tem uma duração que pode variar de dois a seis anos. Na faculdade inclui normalmente estudos, investigação, trabalhos práticos e para poder ingressar nele é preciso passar em um processo seletivo (vestibular) isso todo mundo sabe, mas pouca gente sabe que os jovens cada vez mais estão optando por cursos que conduzem a carreiras mal remuneradas, e muitas vezes com o mercado de trabalho já saturado.
Em muitos países o ensino superior é a primeira opção da maioria das pessoas em determinada altura da sua vida, portanto essa educação é importante para a economia, tanto quanto a atividade econômica em si, é uma fonte de pessoas instruídas para serem empregadas no restante da atividade econômica. As vantagens da escolha por um curso superior são claras, é preciso salientar que nem todos os cursos conduzem aos mesmos benefícios em nível de carreira profissional. Porém em alguns casos em vários países desenvolvidos tem acontecido uma grande e demasiada valorização desse estudo comparada a de outros níveis de ensino (o que ja vimos que no Brasil não acontece, é valorizado outros tipos de ensino como o curso técnico), levando a existência em excesso, ou seja, a saturação de profissionais de ensino superior.

A gente sabe que o ensino superior é fundamental em muitas carreiras, pelo que a gente vê na nossa casa, cidade, na sociedade a maioria das pessoas já tem consciência disso. Mesmo com toda essa valorização no ensino superior uma grande parte das pessoas que freqüentam a faculdade larga o curso sem concluir ou obter o diploma ou grau de final de curso. Lembrando bem que na escolha de um curso superior não devemos levar tanto em consideração as vantagens econômicas, a profissão depende da vocação de cada um.

Vale a pena fazer um curso superior?
A posse desse tipo de conhecimento reduz o risco de desemprego, ou seja, aumenta as oportunidades de trabalho, e aumenta a remuneração. "Abre as portas" da carreira profissional.


Vantagens em se ter um curso superior:

- É bem provável que dois funcionários na mesma base salarial em uma empresa, no final o empregado que tem curso superior leve a promoção para um salário mais alto;
- Um trabalhador com o Ensino Médio tem três vezes mais probabilidade de desemprego do que um graduado;

Existem:


Curso Superior de Formação Específica: programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, que confere um diploma aos concluintes. É constituído por um conjunto de disciplinas e atividades organizadas, com carga horária e duração mínima de 1.600 horas e 400 dias letivos, respectivamente.

Curso Superior de Complementação de Estudos: programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, com destinação coletiva ou individual, conferindo certificado. É obrigatoriamente vinculado a curso de graduação existente na IES e é constituído por um conjunto de disciplinas e atividades para atender a objetivos educacionais definidos pela instituição, no caso de cursos coletivos, ou para atender às necessidades individuais.


Modalidades de Ensino:
- Presencial: quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.
- Semipresencial: quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância.
- À distância: quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.

Dica!

Antes de escolher um curso se informe bem sobre ele, onde atuam esses profissionais, qual a probabilidade de renda. É importante ressaltar que um curso pode oferecer várias habilitações em diferentes instituições de ensino.

Destaque para os cursos do "futuro": ciências e tecnologia.
Ex: Física, Química, Engenharia, etc.

Tendo uma maior perspectiva de futuro terá destaque os fazendeiros criadores de gado e que cultivem plantações geneticamente modificadas, especialistas em reversão de mudanças climáticas, e publicitários que ajudarão a criar as "marcas" profissionais de cada um em sites de network. Além disso, terá controladores de dados eletrônicos que serão empregados para apagar as pistas dos dados eletrônicos online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário