domingo, 27 de junho de 2010

Curso Técnico x Emprego Garantido

Como um atalho profissional esses cursos deixam de ser escolha de quem não tem outra e passam até a ser a opção número um de quem sai do Ensino Médio. De acordo com dados divulgados pelo (IBGE), dentre os 6.5 milhões de estudantes que em 2007 ou anteriormente frequentaram curso técnico de formação profissional, a rede pública é responsável pela oferta de 42,4% dos cursos. Paralelamente o setor privado é responsável por 44,9% e o Sistema S, por 12,2%. A educação profissional do país está em pleno crescimento, é de fundamental importância uma nação investir na qualificação de seus trabalhadores, o que gera muitas oportunidades de emprego.
Ainda em 2010, as vagas passarão das atuais 215 mil para 500 mil decorrente do plano de expansão, lançado em 2005 pelo presidente Luiz Inacío Lula da Silva. Destaque ainda para o acordo celebrado pelo governo e as entidades do Sistema S - Senai, Sesi, Sesc e Senac - para a ampliação e oferta de vagas gratuitas. O número de matriculas nesse tipo de curso aumentou 61% no país.
A pouca duração desses cursos de nível médio que dão ao aluno conhecimentos teóricos e práticos são atrativos e eles duram, geralmente, dois anos, metade do tempo da faculdade, essa duração também empolga muitos jovens e a facilidade de acesso pois não é necessário o vestibular e o teor prático também é um atrativo.
As faculdades tradicionais são criticadas pelo conteúdo , muitas vezes, teórico demais. O curso técnico segue uma linha diferente, a maioria dos professores atuam no mercado, dando uma característica muito mais prática aos cursos. A idéia de dar as empresas funcionários com uma formação específica agrada muito. Agora nos Cefets, Senac e Senai sobram vagas boas de estágios e empregos, antes exclusivas de quem tinha a formação mais ampla.
Claro que não vamos desprezar a graduação, pois ela ainda conta muito no mercado de trabalho, a tendência é que a formação do curso superior leve, depois, a cargos mais altos do que outro profissional na mesma base salarial inicial de quem tem somente o curso técnico.
O curso te da muitas oportunidades e uma profissão, encurta muito o caminho. Se há conhecimento, vontade e o curso técnico baseado em tudo o que está acontecendo nesse mercado existe emprego garantido. Segundo instituições, em alguns módulos a taxa de alunos após os estudos é de 100% e está totalmente afinada com a realidade. A final não há falta de empregos mas sim trabalhadores qualificados.

O vídeo abaixo mostra bem que para as pessoas com curso técnico as oportunidades de emprego são exuberantes.
Clique no link.














Em uma breve entrevista, pesquisei sobre cursos técnicos com dois garotos, um já conclui seu curso e o outro ainda está cursando. Na pesquisa tentei esclarecer o que é esperado do curso técnico e o resultado que é obtido com base em suas experiências.

Veridiano, 23
Técnico em Eletromecânica

Como o curso técnico mudou sua vida profissional?
O curso me proporcionou melhores oportunidades de emprego, ampliou meus conhecimentos na área.

Você acha que o conhecimento obtido em seu curso técnico é o suficiente para sua profissão?
Na verdade aprendi pouca coisa na prática foi muito mais teoria em meu curso, então quando comecei a exercer a profissão senti um pouco de dificuldade. Porém a parte teórica foi fundamental na hora da prática no trabalho. Então diria que sim mas sempre precisamos de aperfeiçoamento.

Na sua opinião qual o valor do curso técnico para as empresas?
Conta muito para as empresas, na hora de entregar seu currículo é um algo mais que você pode oferecer, se destacar. Porém é um pouco superestimado pois a experiência conta também. Além do curso claro.

Julio Cesar, 17
Cursando o Técnico em Eletromencânica

O que você espera do curso técnico na sua formação e na sua vida profissional?
Espero que surja oportunidades de emprego. Que seja aproveitada a profissão e o conhecimento que estou adquirindo.

Você acha que os cursos técnicos estão sendo mais procurados? Por que?
As empresas estão influenciando os jovens a fazer esse tipo de curso por precisarem de profissionais qualificados. É um incentivo. Um meio das empresas aplicarem seus impostos para se beneficiar. Segundo relatos de pessoas mais velhas no ramo de cursos técnicos havia falta de profissionais qualificados até um tempo atrás agora já é abundante.

Você acha que oferecer conhecimento prático além de teórico são vantagens no curso?
Com Certeza. É fundamental e facilita muito o aluno ter uma noção de como trabalhar em uma empresa e como vai ser seu dia-a-dia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário